Dicas Lavvi

Psicologia das cores: como elas influenciam nos ambientes

Se você quer criar um ambiente mais charmoso dentro do seu novo lar, precisa conhecer um pouco mais sobre a psicologia das cores e de que forma pode usar os mais variados tons para agregar no conforto, na qualidade de vida e na sofisticação, influenciando na sua qualidade de vida.

De fato, fazer isso sozinho pode ser mais difícil, mas desde que você encontre uma boa referência que estimule a sua criatividade, poderá encontrar os melhores locais para cada cor, podendo pintar as paredes apenas com os melhores tons para você.

Há quem diga que cores quentes podem enjoar os moradores facilmente, ao passo que as cores neutras não possuem personalidade. A verdade é que usando corretamente, você pode usar e abusar de uma grande cartela de tons na sua residência.

Continue por aqui e entenda de que forma você pode aprender um pouco mais sobre o uso das cores, e quais escolher para ter bem-estar e elegância no lar.

cadeira de balanço com panos cor-de-rosa que contrastam com uma parede amarela
Cores fortes podem ser facilmente combinadas, trazendo requinte

Psicologia das cores: as cores têm significado?

Antes de falar sobre as melhores escolhas de cores para cada ambiente, é necessário que você entenda que cada cor, por mais estranho que possa parecer, possui um significado, de acordo com a psicologia das cores.

Por falar nisso, não é à toa que restaurantes e determinadas marcas de alimentos usam bastante o amarelo e o vermelho, ao passo que serviços de saúde usam muito o branco e o verde.

A psicologia das cores é um conjunto de estudos que agrega significado para elas, de acordo com pesquisas feitas em todo o mundo.

Sendo assim, de acordo com os seus desejos para determinado ambiente, entender mais sobre os seus significados pode ajudar na hora de escolher o tom certo. Confira:

Sofisticação: preto, marrom, cinza e tons mais escuros de marrom;

Tranquilidade: verde-claro, lilás, diversos tons de azul e rosa pastel;

Alegria: amarelo, o vermelho, o laranja e determinados tons de verde.

sala preta com ponto de iluminação focado em uma poltrona vermelha, com algumas plantas.
Já pensou em ter uma sala preta, com itens de decoração coloridos?

Há indicação de cores para determinados ambientes?

Depois de entender um pouco mais sobre os significados das cores, algumas pessoas ficam em dúvida se os tons mais claros só podem ser usados em determinados cômodos, de forma que as cores mais vibrantes só devem ser utilizadas em ambientes pouco usados.

A verdade é que quando o assunto é a escolha dos tons, não existe uma regra específica ou muito menos uma receita que deve ser seguida à risca, mas existem alguns caminhos para ajudar você na escolha. Confira.

Quarto

Geralmente, usamos o quarto para relaxar, descansar após um dia longo e realizar atividades para refrescar a mente, como ler um bom livro, assistir TV ou até mesmo colocar a meditação em dia.

Sendo assim, a recomendação é que esse ambiente tenha cores claras e que transmitam tranquilidade, como o azul-claro, branco, cinza, lilás e o bege.

Cozinha

Já a cozinha pode ter cores mais vibrantes e alegres, já que esse ambiente é usado para cozinhar, fazer o café-da-manhã, juntar os amigos e começar o dia com mais alegria.

Se você gosta das cores mais vivas, é hora de abusar delas! Amarelo, laranja, diversos tons de verde e até mesmo de vermelho podem fazer parte da sua cozinha.

Sala

A sala é outro ambiente muito importante dentro da sua casa, pois geralmente é o primeiro que as suas visitas vêem quando chegam, assim como você quando volta para casa depois de algumas horas fora.

No entanto, é comum passar bastante tempo do seu dia na sala, seja para ver um bom filme, jogar videogame, estar por dentro das notícias ou se divertir com algum programa.

Sendo assim, a dica aqui é optar pelo equilíbrio: nem tão calmo quanto o quarto, mas nem tão animado quanto a cozinha.

Tons de azul, cinza e bege mais escuros podem ser escolhidos, bem como uma ou duas paredes podem ser de cores mais fortes, para causar contraste. No entanto, a preferência até mesmo para os contrastes deve ser em tons mais frios.

Aqui, a regra é sair da zona de conforto e considerar outras cores que estão fora do tradicional, que podem fazer toda a diferença.

E aí, pronto para testar? Aproveite para ficar por dentro de outras novidades no universo da decoração e construção se conectando em outros canais, como o Blog, o Facebook, o Instagram, o YouTube e o LinkedIn.

Compartilhe:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

fale com corretor