Dicas Lavvi
25/02/2025
Uma decoração capaz de criar um refúgio para a mente e para o corpo: o estilo minimalista vem ganhando cada vez mais adeptos e se tornando o preferido de quem busca desacelerar diante de uma vida tão atribulada e cheia de estímulos.
Nascido nos anos 1980, o design minimalista buscava tornar mais sóbria a estética dos ambientes e da arquitetura, logo após o movimento pós-moderno (cheio de cores, formas e expressões). Anos mais tarde, em 2010, a influência oriental e escandinava da decoração minimalista, vem sendo usada por quem busca minimizar as consequências de uma sociedade estafada, desacelerando o ritmo e trazendo equilíbrio e leveza para diversos ambientes em casas e apartamentos.
Versátil, a decoração minimalista tem uma premissa básica muito usada, o “menos é mais”. O conceito o evita os excessos e busca priorizar apenas o que é necessário para uma rotina prática e confortável. Objetos e projetos de arquitetura minimalista contam na verdade com traços simples e fluídos e com decoração sóbria, utilizando determinadas cores e formas.
Com isso, podemos dizer que a decoração minimalista pode ser encarada como o uso de pouca informação. São poucas cores, poucos objetos e poucas linhas, todos discretos e funcionais. Em outras palavras, tudo que é apenas decorativo deve ser evitado.
Como funcionalidade é a palavra-chave dos ambientes e móveis minimalistas, as cores também precisam seguir este conceito. Para isso, basta pensar nas características dos ambientes e escolher as tonalidades mais sóbrias e naturais, como o bege, azul, branco e até mesmo o preto.
Quem deseja uma sala minimalista pode apostar em cores que combinem ou contrastem com os móveis. Se o seu sofá é bege, as paredes, cadeiras e mesas podem seguir está linha. Já se a ideia é criar um contraste estético, as paredes claras e os móveis em preto ou azul marinho podem ser uma boa saída.
Cores minimalistas não são aquelas que tornam tudo sem vida ou monótono, mas sim as que combinadas remetem ao aconchego e à naturalidade. Bege e marrom, cinza e branco, azul e cinza, entre tantas outras combinações.
Para ter uma decoração minimalista é possível seguir algumas dicas simples e práticas:
Luz natural: uma dica de ouro para qualquer projeto minimalista é apostar na iluminação natural. Na hora de aprovar o projeto, escolha janelas de vidro grandes e ao decorar, se possível, mova os móveis principais para o local mais iluminado do ambiente;
Espelhos: eles te ajudam a dar a sensação de ambientes mais claros e amplos e são bons aliados para quem vai fazer uma decoração minimalista em apartamento pequeno. Aposte nos que vão do chão ao teto e que possuem molduras finas e neutras;
Nada de excessos: na hora de escolher os objetos que vão compor seu banheiro, quarto ou cozinha minimalista, lembre-se:, eles precisam ser funcionais. Os itens de decoração como vasos, livros e quadros podem sim aparecer, mas devem ser em menor quantidade;
Plantas são bem-vindas: o estilo minimalista preza por composições mais simples e as plantas são boas aliadas nesse sentido. Por terem formas naturais, podem ser usadas para dar um toque de cor ao ambiente, sem pesar ou trazer muita informação, além de serem complementares a luz natural;
Texturas: se a decoração minimalista tem em suas aliadas a luz natural e a natureza, as texturas também podem seguir essa premissa. Fibras naturais, palha, juta e cestos são curingas na hora de decorar salas e quartos e podem ser usados tanto em objetos decorativos como na composição de almofadas, roupas de cama e tapetes;
Linhas retas: para evitar muita informação na sua decoração, uma boa saída são os móveis em linha reta, isso porque elas se harmonizam, o que facilita na hora de montar o ambiente.
Agora que você já sabe mais sobre o estilo de decoração minimalista, que tal conhecer os empreendimentos Lavvi para escolher aquele que mais atende a sua necessidade e decorá-lo como sempre desejou, seja no estilo minimalista, maximalista, clássico, Hygge, entre outros. Seja um apartamento na planta ou pronto para morar, a Lavvi tem o que mais se encaixa no seu sonho.
Gostou de entender melhor sobre o assunto? Siga nossos canais e não perca nenhuma novidade: blog, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Leia também:
5 tendências para o mercado imobiliário em 2025
Escolha a melhor forma de contato para falarmos com você.
Deixe seus dados e nós enviaremos um e-mail para você.
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.
Deixe seus dados para falar pelo WhatsApp
Escolha o melhor momento para entrarmos em contato.
Ligue e fale com um de nossos atendentes sempre que precisar.
Ou entre em contato pelo nosso chat online.
fale com corretor