Dicas Lavvi
14/11/2024
A criação de ambientes integrados já é uma tendência bastante conhecida e utilizada em projetos contemporâneos para criar espaços mais amplos e funcionais. Hoje, vamos mostrar as vantagens de ter a cozinha integrada com a sala, além de dicas para dividir os ambientes sem barreiras físicas e algumas ideias que podem inspirar a decoração do seu lar. Continue lendo e saiba mais!
cozinha americana, também conhecida como cozinha aberta, é um conceito que surgiu nos Estados Unidos para otimizar os espaços e garantir mais funcionalidade no dia a dia. Nesse tipo de configuração, não existem paredes e portas que separam a cozinha de outros ambientes, como a sala de estar e sala de jantar. Dessa forma, a pessoa que está cozinhando pode interagir com quem está no outro cômodo e vice-versa.
Como os próprios nomes já sugerem, a principal diferença entre a cozinha fechada e a cozinha integrada é a presença ou ausência de barreiras físicas que separam o ambiente dos demais cômodos da casa. Na cozinha fechada, há uma parede e uma porta que a tornam um local único. Já na cozinha integrada, essa parede e porta são removidas para criar um ambiente contínuo.
A cozinha no conceito aberto confere uma sensação de amplitude ao cômodo, tornando-a mais arejada e iluminada. Essa técnica é especialmente benéfica para casas e apartamentos pequenos, em que cada centímetro conta.
Além disso, a integração dos espaços promove maior interação social, já que dessa forma é possível cozinhar e socializar com a família ou com as visitas ao mesmo tempo. Por fim, ao ter uma sala e cozinha integradas, você também garante maior versatilidade na hora de decorar e alocar os móveis no cenário. Ideal para quem gosta de renovar o visual do lar com certa frequência.
Na ausência de paredes, é possível estabelecer outro tipo de divisão para manter a organização. Uma das opções mais comuns é criar uma cozinha e sala integradas com ilha, como na imagem acima. Ela é excelente para delimitar os espaços sem prejudicar a visão e a movimentação entre as áreas. Em apartamentos pequenos, muitas cozinhas americanas são delimitadas por balcões, mas você também pode separar os cenários de forma visual, seguindo as dicas abaixo:
• Utilize pisos com materiais diferentes em cada área: os pisos de madeira são excelentes para a sala, enquanto os pisos frios ou de cimento queimado são mais recomendados para a cozinha;
• Coloque um tapete grande na sala: a presença do tecido também ajuda a diferenciar os ambientes;
• Pinte as paredes com tonalidades distintas: outra dica interessante é pintar as paredes da cozinha e da sala com a mesma cor, mas em tonalidades diferentes. Ao utilizar a mesma cor, você reforça a sensação de integração e continuidade entre os ambientes, fazendo com que eles conversem entre si. Entretanto, a diferença de tonalidades, por mais sutil que seja, ajuda a criar a divisão visual sem necessitar de barreiras físicas
Agora que você já sabe as vantagens de ter uma cozinha integrada com sala de jantar ou estar e como dividir os ambientes, que tal se inspirar com alguns projetos? Confira as ideias que separamos abaixo:
Gostou das dicas? Siga nossos canais e confira mais dicas de decoração e novidades sobre os empreendimentos Lavvi. Estamos no blog, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!
Leia também:
Decoração de banheiro: saiba como montar o seu
Biofilia: leve a natureza para dentro de casa
Piso para cozinha: 4 tipos para o seu projeto
Escolha a melhor forma de contato para falarmos com você.
Deixe seus dados e nós enviaremos um e-mail para você.
Deixe seus dados e fale com um de nossos corretores agora mesmo.
Deixe seus dados para falar pelo WhatsApp
Escolha o melhor momento para entrarmos em contato.
Ligue e fale com um de nossos atendentes sempre que precisar.
Ou entre em contato pelo nosso chat online.
fale com corretor